7 passos para transformar sua loja em uma loja do futuro

Sabe aquela ideia clichê que diz que “o futuro é agora”? Pensar em loja do futuro pode trazer a ideia de equipamentos e tecnologias que só existem em filmes, mas não é bem por aí.

Há diversas formas de levar seu negócio para o futuro e conseguir atender às demandas de uma clientela cada vez mais exigente. Quer saber como? Apresentamos 07 passos neste post. Acompanhe:

  1. Conheça as possibilidades do seu negócio

Tendências que se consolidaram em outros mercados podem apontar oportunidades para o seu negócio. Os serviços de streaming, por exemplo, indicam que as pessoas estão aproveitando formas de consumir mais, possuindo menos.

Seguindo esse pensamento, avalie a possibilidade de alugar os produtos de sua loja ao invés de somente vendê-los, por exemplo. A ideia em si não é nova, mas a prática tende a se difundir a negócios que antes não considerariam esta possibilidade.

  1. Invista na experiência do cliente

A experiência é cada vez mais valorizada pelos consumidores. E isso vale tanto para o momento em que descobrem a sua loja, quanto para depois de terem efetuado a compra.

Vale tentar se colocar no lugar do cliente, pensar em como eles gostariam de ser abordados na loja e nas necessidades que os fizeram procurar o seu negócio.

Também vale criar ambientes mais agradáveis para que o consumidor se sinta à vontade, instigado a permanecer em sua loja e a retornar futuramente. Há lugares, por exemplo, que contam com centros de entretenimento para quem está de acompanhante no dia de compras.

  1. Ofereça serviços diferenciados

Mais do que só oferecer um produto ou serviço é possível oferecer informações complementares e possibilidades extra. Há, por exemplo, supermercados que têm sommeliers que ajudam os clientes a escolherem os melhores vinhos.

Outra ideia de serviço diferenciado é a entrega em domicílio de produtos que não estejam disponíveis na loja, no momento da visita do cliente.

  1. Mantenha seu site atualizado e responsivo

Se sua loja trabalha com vendas online fica mais fácil compreender a importância de manter o site atualizado. Ninguém quer que o consumidor encontre por lá oferta de produtos que, na verdade, não estão em estoque ou de serviços que não mais são oferecidos.

Além disso, é importante garantir que o site seja responsivo. Isso significa que ele deve ser adequado para todas as telas: computador, tablets ou smartphones. Grande parte dos brasileiros está habituada a usar a internet diariamente por meio de seus dispositivos móveis.

Manter um site atualizado também faz toda a diferença para que o consumidor encontre sua loja na internet ao pesquisar por um produto ou serviço que esteja disponível em seu negócio.

  1. Diferencie a sua vitrine

Levar a sua loja para o futuro não significa, necessariamente, abandonar hábitos do passado.  Mais lojas estão apostando em banner digital, onde transforma  uma vitrine convencional em uma vitrine interativa no qual o conteúdo é dinâmico e sustentável pois abandona totalmente a impressão de banner e logística e foca apenas em um conteúdo on line que pode ser atualizado em tempo real e segmentado conforme a região desejada.

  1. Tenha um app personalizado

Seguindo a ideia de que uma parcela significativa dos consumidores acessa a internet por meio de seus smartphones, pode ser muito interessante para a sua loja oferecer um aplicativo personalizado.

Por meio dele, o seu cliente pode encontrar com mais facilidade os produtos que deseja, realizar compras, fornecer feedback e resolver eventuais problemas.

Mesmo para quem não trabalha com e-commerce, o app pode ser útil. É possível oferecer ao cliente a possibilidade de agilizar a compra de um produto a ser retirado diretamente na loja, por exemplo.

  1. Busque por soluções tecnológicas

É interessante levar em conta que, cada vez mais, os consumidores gostam de procurar informações sobre produtos e serviços por conta própria. Assim sendo, vale a pena investir em tecnologias que o ajudem a encontrar os dados que deseja na própria loja.

É possível, por exemplo, investir no uso de QR Code, tecnologia que permite que o cliente acesse, por meio de seu smartphone, conteúdos com explicações acerca dos produtos que lhe interessam. Uma ferramenta que atrai, engaja e pode até contribuir para o aumento das vendas.

A Atmo pode te ajudar a desenvolver uma solução exclusiva para o seu negócio e te levar para o futuro! Entre em contato e saiba mais.

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