10 lições para encantar o seu cliente

Um dos desafios do marketing e da publicidade é encantar os clientes a tal ponto que eles se sintam conectados emocionalmente à sua marca. Segundo estatísticas do setor, aumentar a retenção de clientes em 2% significa diminuir os custos da organização em 10%. Uma troca bastante atrativa, não acha?

Mas como encantar seu cliente a ponto de fidelizá-lo dessa maneira? Nós pensamos em 10 estratégias que você pode aplicar agora mesmo!

#1 Foque na experiência do consumidor

Vá além da venda, ofereça valor para os seus clientes compartilhando conhecimento, formas inovadoras de usar aquilo que ele adquiriu. Mantenha-o informado sobre o seu mercado, novidades do setor, promova experiências únicas, como um tour virtual pela sede da sua empresa ou a participação em um evento exclusivo.

#2 Dialogue

Para encantar seu cliente você precisa conhecê-lo. E só conhecemos alguém quando conversamos abertamente com esse alguém. Neste sentido, crie canais de comunicação que permitam o diálogo ágil e constante. As redes sociais são ótimas para ouvir e ser ouvido por seus clientes.

#3 Trate as queixas como oportunidades

Sabemos que é impossível agradar a todos os clientes a todo o momento. A oferta que parece boa para um não é para o outro. Mas não podemos deixar de responder às queixas, que são expressões diretas de um desejo do consumidor. Pratique o social selling, ouça seus clientes e encontre novas oportunidades para encantá-los.

#4 Promova eventos

Um evento direcionado aos clientes demonstra como sua empresa se importa com eles e está disposta a investir na relação. Os eventos podem ser exclusivos para um grupo ou então aberto a todos que queiram participar. Devem ser do interesse dos convidados, despertar o senso de pertencimento à sua marca.

#5 Recompense

Clientes assíduos ou de longa data devem ser recompensados, pois são os maiores candidatos a promotores da sua marca. Mas um brinde qualquer não faz diferença. Tem que ser algo único, de preferência que fique guardado na memória. Já pensou em dar uma viagem de presente ou um ingresso para um show concorrido?

#6 Eduque

Manter a proximidade com seus clientes é essencial para que sua marca nunca saia de cena. Neste sentido, é possível manter um contato constante por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Selecione temas que sejam do interesse dos seus clientes, crie conteúdos diferenciados e compartilhe por e-mail, no blog da empresa e nas redes sociais.

#7 Tenha um pós-venda de primeira

Muitas empresas esquecem o cliente logo após a primeira venda e só retomam o contato quando querem vender novamente. Nada disso! Para encantar seus clientes, você deve ter um pós-venda de qualidade, que faça followups para saber como o cliente está se sentindo com a aquisição, se tem dificuldades, se gostaria de opinar etc. Mostre que você quer ajudá-lo a usar o produto ou serviço da melhor maneira possível!

#8 Reduza os atritos

Qualquer profissional de vendas sabe que os consumidores têm objeções. O grande desafio para o fechamento de um negócio é acabar com elas. A dica aqui é ter uma boa argumentação para as principais objeções dos seus clientes, desde a falta de tempo até a falta de dinheiro. Isso pode ser trabalhado na sua estratégia de conteúdo.

#9 Vá além das expectativas

Seu objetivo é apenas vender ou ter uma carteira de clientes fiéis? Se você optou pela segunda opção, precisa ir além do básico. Mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade a preços atrativos, você precisa compreender quais são as reais necessidades do seu cliente ao buscar tal solução. Assim, você poderá surpreendê-lo com uma oferta única, personalizada.

10# Seja pessoal

Encantar clientes é gerar relacionamentos saudáveis e duradouros, o que não contempla uma interação impessoal e jargões corporativos. Se você quer que seus clientes sejam aliados da sua empresa, trate-os de forma pessoal, chame-os pelo nome, fale da mesma forma que eles falam. Em suma, haja como um amigo próximo, pronto para dar conselhos e ajudar sempre que necessário.

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhá-las com seus contatos?

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